Diálogos possíveis entre educação de jovens e adultos e novas tecnologias da informação e comunicação: relato de experiência com o uso de celular

Raquel Augusta Melilo Oliveira, Angélica Cristina Ribeiro

Resumo


Trata-se de uma pesquisa voltada para a utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de gerar reflexão e tentar superar alguns dos desafios que ainda permeiam essa relação. O uso educacional das ferramentas da NTICs, embora cada vez mais incorporado aos sistemas público e privado de ensino parece não ter encontrado muita ressonância na EJA. A partir dessa suposição e da experiência docente dos autores com a EJA no Projeto de Ensino Fundamental Segundo Segmento (PROEF II), realizado no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), buscou-se elaborar uma estratégia didática com auxílio de um das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), com a qual os educandos já estavam mais familiarizados: o celular, visando atrelar ensino a tecnologia. Mais do que incorporar uma ferramenta digital em sala de aula de maneira aleatória e imposta, tentou-se dinamizar a exposição do conteúdo, no caso da disciplina de Geografia, por meio de um projeto de aprendizagem coletiva. A resposta positiva dos educandos em relação à experiência motivou uma análise mais crítica sobre a temática e sua práxis. O resultado do trabalho, longe de pretender criar fórmulas prontas, pode subsidiar novas práticas que reinterpretem o significado de inclusão digital e apontem para o exercício de uma educação mais democrática.

 


Palavras-chave


Novas tecnologias da informação e da comunicação. Educação de jovens e adultos. Inclusão digital.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756