Acompanhamento de egressos: uma análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional brasileiro

Mônica Diniz Carneiro Pena

Resumo


Buscou-se tecer considerações sobre o termo “egresso”, recorrendo-se à etimologia da palavra, e, por meio de uma abordagem conceitual, elaborar um estudo em que se pudesse representar um conjunto de conhecimentos que permitisse a apreensão da realidade educacional brasileira. No transcorrer da investigação, constatou-se que, no Brasil, no âmbito educacional, o termo designa o discente que deixou de pertencer a uma comunidade escolar, abrangendo, consequentemente, as categorias de diplomados, transferidos, desistentes e jubilados. Partindo-se desse pressuposto teórico, evidenciou-se que o acompanhamento de egressos deveria constituir uma ação institucionalizada pela Escola, cabendo ao orientador educacional coordenar e acompanhar todo o processo, tendo por base um trabalho interdisciplinar.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO; EGRESSO; TRABALHO; INVESTIGAÇÃO; TRANSFORMAÇÃO

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756