Aspectos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no mapeamento das produções acadêmicas sobre a educação profissional de nível técnico no âmbito das instituições federais de educação tecnológica

Ana Lúcia Lopes Corrêa, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo

Resumo


Este artigo integra um estudo mais amplo que investiga como professores e alunos percebem aspectos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino ofertado em uma instituição pública federal no nível médio. Com o objetivo de mapear os estudos e pesquisas realizados em instituições federais de educação tecnológica envolvendo a educação profissional de ensino médio e aspectos do enfoque CTS, fez-se um levantamento das dissertações e teses apresentadas no período 2007-2011 disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nas etapas em que o levantamento foi desenvolvido, identificaram-se 11 dissertações e 05 teses cujo campo empírico é o CEFET, foco no nível médio e CTS, e no campo empírico CEFET-MG em programas de Pós-graduação em Educação e Educação Tecnológica, com foco no nível médio, totalizou 12 dissertações e 3 teses. As produções focalizam diversos aspectos de enfoque CTS, em geral intervenções em sala de aula. Dada a importância de preparo dos estudantes de nível médio para a complexidade do mundo contemporâneo, os resultados realçam a importância de se ampliar estudos focalizados em CTS e se alinham com as atuais tendências de pesquisas e trabalhos publicados em anais de congressos e periódicos da área.

 


Palavras-chave


Educação tecnológica. Nível médio. Ciência – Tecnologia – Sociedade.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756