Escola, currículo e tecnologia: conexões possíveis

Aletheia Machado de Oliveira

Resumo


A crescente intervenção das tecnologias nos diversos setores sociais provocou transformações graduais na sociedade e no modo de viver do cidadão. No universo educacional, a introdução da tecnologia levou a educação a re (pensar) suas ações e projetos pedagógicos, incluindo as questões curriculares. A proposta do artigo, elaborado através de um levantamento bibliográfico, tem por objetivo realizar uma discussão teórico-conceitual sobre que perspectiva o currículo vem sendo incorporado nas escolas atuais e de como deverá estar articulado ao processo educativo em face da apropriação das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar. Para esse entendimento, buscaram-se, na literatura, os conceitos e a história do currículo que sinalizam para a compreensão de como esse currículo sofreu influências em diferentes áreas, as vertentes do campo curricular que mais se destacam no contexto educacional atual e sua correlação com as tecnologias. Espera-se elucidar essa questão abrindo possíveis caminhos para a ressignificação e a modificação do pensamento curricular vigente mais próximo da realidade educacional contemporânea.

 


Palavras-chave


Escola. Currículo. Tecnologia. Educação.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756