Os saberes docentes influenciando a ação didática para o ensino de Química Analítica Quantitativa no CEFET-MG
Resumo
Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre os saberes docentes que influenciam a ação didática de uma professora de Química Analítica Quantitativa, com o objetivo de investigar as contribuições dessa ação para a formação profissional dos estudantes do curso de Bacharelado em Química Tecnológica. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e com base nas observações da prática pedagógica da professora durante as aulas experimentais sobre volumetria de neutralização. Foi feita uma caracterização dessas práticas, buscando identificar os saberes docentes que contribuem para a ação didática da professora. Este estudo está fundamentado, principalmente, nas ideias de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Freire (1996), Saviani (1996), Pimenta (2002) e Shulman (1987) sobre saberes docentes. Os dados foram organizados por categorização, segundo Bardin (2007), e, como resultado, constatou-se que a prática pedagógica da professora caracterizou-se, principalmente, pelos seus múltiplos saberes, que influenciam e contribuem para uma melhor formação do químico tecnológico, possibilitando a ele atuar com maior competência técnica, autonomia e discernimento.
Palavras-chave
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PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756