Uma proposta alternativa de aprendizagem motivada pela experimentação através da geometria dinâmica

Érica Gualberto Pongelupe, Maria Cristina Rotsen de Melo, Wagner Lannes

Resumo


O objetivo deste texto é, a partir da motivação visual do software Cabri-Géomètre, chegar à construção de conceitos matemáticos. Os conceitos construídos, por sua vez, estimulam o uso da ferramenta para novas descobertas por parte do aprendiz. Especificamente, usamos a construção do gráfico de uma função quadrática, de retas e a construção da parábola como lugar geométrico. A metodologia utilizada leva a análise da relação entre tais construções. Investigamos as condições pelas quais uma reta é tangente a uma parábola, chegando à construção das envoltórias. Em seguida, procuramos identificar o gráfico da função quadrática com o da parábola. Propomos a exploração de algumas propriedades que nos permitem localizar o foco de uma dada parábola.


Palavras-chave


GEOMETRIA DINÂMICA; SOFTWARE; PARÁBOLA; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756