Materiais didáticos digitais e as remidiações do livro didático impresso: uma análise dos objetos educacionais digitais

Juliana Vegas Chinaglia

Resumo


O Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), em sua última edição de 2014, apresentou uma novidade ao possibilitar que as coleções didáticas impressas viessem acompanhadas de conteúdos multimídia, chamados Objetos Educacionais Digitais (OEDs). Sob a perspectiva dos novos letramentos, da cultura digital e dos conceitos de objetos digitais de aprendizagem, novas mídias, remidiação e design (de interface e instrucional), analisamos um desses objetos. Analisando como cada plano de designinterfere no outro, podemos concluir que a remidiação ocorre tanto no nível gráfico quanto pedagógico, não desafiando os materiais impressos e se distanciando das práticas da cultura digital e dos novos letramentos.

 


Palavras-chave


Novos letramentos. Novas mídias. Remidiação. Objetos digitais de aprendizagem.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756