A formação integradora do estudante de engenharia com base em seus estilos de aprendizagem

Karine R. de Almeida, Fábio Wellington Orlando da Silva

Resumo


A sociedade atual requer do profissional de engenheira competências e habilidades que envolvem diferentes dimensões de percepção, captação, organização, processamento e compreensão da informação. Essas dimensões caracterizam o que alguns autores denominam estilos de aprendizagem. O conhecimento desses estilos auxilia o professor a elaborar estratégias de ensino que possam desenvolvê-los e, dessa forma, contribuir para a formação de um profissional mais abrangente. Um instrumento capaz de identificar os estilos de aprendizagem é o questionário dos autores norte-americanos Richard Felder e Rebecca Brent.  O objetivo desse estudo foi traduzir e aplicar o questionário desses autores aos estudantes brasileiros de engenharia, avaliando sua aplicabilidade, e investigar a eficiência de uma possível estratégia, envolvendo trabalho em grupo, que emprega o conhecimento dos estilos de aprendizagem para uma formação integradora Para isso, os estudantes foram divididos em grupos, alguns grupos constituídos por indivíduos de estilos semelhantes e outros grupos por indivíduos de estilos complementares. Os resultados demonstraram a aplicabilidade do questionário aos estudantes brasileiros, pois compreenderam a linguagem e preencheram com segurança. Os grupos de indivíduos com estilos semelhantes apresentaram um desempenho parcial, homogêneo e com menor elaboração conceptual. Os grupos de estudantes com estilos complementares discutiram os conceitos estudados de forma mais abrangente, conectando diferentes aspectos da realidade e obtendo conclusões novas. Essas observações sugerem que professores de engenharia devem conhecer os estilos de aprendizagem dos seus alunos e utilizá-los para a elaboração de suas estratégias de ensino para contribuir na formação do engenheiro exigido pela sociedade atual.


Palavras-chave


ENSINO; ENGENHARIA; ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756