O trabalho de campo como prática interdisciplinar - estudo de caso para as disciplinas de Conservação dos Solos e Geografia e Análise Ambiental do curso técnico em Meio Ambiente (CEFET-MG)

Malena Silva Nunes, Felipe Pimentel Palha

Resumo


O presente artigo objetiva relatar as atividades realizadas durante trabalho de campo feito por alunos de duas turmas do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) à Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (EECO-UFMG). A referida atividade fez parte das disciplinas Conservação dos Solos e Geografia e Análise Ambiental, caracterizando-se como prática pedagógica alternativa no intuito de buscar a aproximação dos conteúdos com o espaço vivido. Na atividade, foi possível observar técnicas de conservação do solo aplicadas no município de Belo Horizonte, descrever os atributos morfológicos de um perfil pedológico, fazer uma oficina de solos fornecida por monitores da estação além de realizar uma caminhada ecológica visando atender a objetivos de educação ambiental. O trabalho de campo culminou com a elaboração de relatórios pelos discentes, onde foi possível avaliar a eficiência da atividade no que tange à visualização prática da teoria apresentada e estudada em sala de aula.


Palavras-chave


Prática pedagógica. Trabalho de campo. Meio ambiente.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756