Análise de jogos digitais para utilização no contexto escolar

Denise Alves Soares Veridiano

Resumo


O presente artigo discute a utilização de jogos de computador como estratégia auxiliar de ensino na escola. Após apresentar uma síntese bibliográfica de estudos da área, abordamos o valor do uso de jogos na educação formal, expomos nossa concepção de jogos diferenciando os diversos tipos existentes e comentamos os elementos constituintes dos jogos. Em seguida, apresentamos parâmetros de avaliação de jogos a serem utilizados pelo educador ao eleger aqueles com os quais trabalhará. A título de ilustração e sugestão, citamos dois sites de jogos com conteúdo educativo escolar e encerramos tecendo algumas considerações a respeito do assunto reconhecidamente vasto, por exemplo: necessidade de construção de diretrizes para seleção de jogos digitais na internet; carência de bons softwares de jogos digitais e potencial didático dos jogos digitais, desde que criteriosamente selecionados e inseridos no plano de aula do professor e pelo professor no contexto escolar.


Palavras-chave


Informática - Educação. Jogos digitais. Jogos educativos.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756