Geração de energia elétrica: uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na disciplina de Física Experimental

Ronaldo Marchezini, Mauro Sérgio de Araújo Teixeira

Resumo


Este trabalho analisa as competências e habilidades desenvolvidas por alunos do curso de Química Tecnológica do CEFET-MG, na disciplina de Física Experimental I, em um curso planejado segundo as diretrizes do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e no qual se procurou investigar as contribuições da abordagem para o aprimoramento da disciplina. Apresentamos, aqui uma sequência didática que envolve a produção de energia elétrica. Tomamos como referência para a análise das competências e habilidades mobilizadas pelos alunos no desenvolvimento da atividade aquelas presentes nos pareceres CNE/CES 1362/2001 e CNE/CES 1303/2001 (BRASIL, 2001) e que estão de acordo com uma abordagem CTS. Concluímos que os alunos mobilizaram essas competências e habilidades e que essa abordagem agrega novos valores ao ensino experimental de Física, o que justifica sua utilização em todo o curso.


Palavras-chave


Abordagem CTS. Competências e habilidades. Física Experimental. Energia.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756