Uma visão sobre a gestão de resíduos sólidos no CEFET-MG através da aprendizagem contextualizada

Valéria Cristina Palmeira Zago, Elizabeth Regina Halfeld Costa, Daisy Cristina O. Morais

Resumo


A aprendizagem contextualizada está inserida na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, norteando os métodos de ensino/aprendizagem a serem implementados no ambiente escolar. Partindo dessa premissa, foram realizadas diversas atividades pedagógicas multidisciplinares com os alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária e do curso técnico em Meio Ambiente, utilizando-se a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos. Os projetos foram propostos a partir de uma problemática atual do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, sobre a gestão de resíduos sólidos. Obtiveram-se diagnósticos quantitativos e qualitativos dos resíduos gerados nos Câmpus I e II; pesquisa perceptiva sobre o Programa de Coleta Seletiva Solidária Institucional e campanhas contra o desperdício de alimentos. Entende-se que há a necessidade da elaboração de um plano institucional de gerenciamento de resíduos sólidos e de enfatizar as ações de caráter educativo de forma continuada junto à comunidade acadêmica. A aprendizagem contextualizada proporcionou aos alunos e professores uma vivência de experiências não presentes nos métodos tradicionais de ensino/aprendizagem, como reflexões e busca de resoluções para o cotidiano em que estão inseridos.


Palavras-chave


Gerenciamento - Resíduos sólidos. Projetos.

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