Analogias e metáforas em livros didáticos de matemática

Ronaldo Luiz Nagem, Eliene Freire de Oliveira

Resumo


O presente trabalho propõe identificar e analisar as analogias e as metáforas em livros didáticos de matemática. Fundamenta-se na possibilidade cognitiva atribuída às analogias bem como na possibilidade de se constituírem obstáculos epistemológicos. A análise teve como objetivo identificar a presença dos recursos didáticos: a representação matemática; as analogias e as metáforas. Os resultados indicam presença marcante das representações e pouco de analogias e metáforas. Em relação às analogias e metáforas, não foi identificado um uso sistemático das mesmas. Elas aparecem, às vezes, como texto para leitura complementar. Propomos uma metodologia para o uso sistemático do conceito de função, por meio da analogia com uma máquina, a fim de contribuir para uma melhor interação professor-aluno e uma aprendizagem mais significativa.


Palavras-chave


ANALOGIA; METÁFORAS E REPRESENTAÇÃO MATEMÁTICA; ENSINO

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756