O PROJETO INTEGRADOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - CAMPUS ITAPERUNA, RJ: UMA EXPERIÊNCIA EM INTEGRAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

Bruna Paula da Cruz, João Felipe Barbosa Borges, Ana Paula Rocha Viana, Michelle Maria Freitas Neto, Fabiana Castro Carvalho de Barros

Resumo


O presente trabalho apresenta uma experiência vivenciada no componente curricular Projeto Integrador dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Guia de Turismo, Informática e Química Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense - campus Itaperuna. Busca-se relatar e refletir sobre as experiências, dificuldades e desafios encontrados no processo. Utilizou-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa e a observação participante e entrevistas focalizadas para coleta de dados e evidências. O projeto seguiu o modelo de Olimpíadas de Conhecimento partindo-se de um tema gerador comum a todos os cursos. Entre os principais resultados alcançados estão a contribuição para o desenvolvimento da autonomia, capacidade de iniciativa e inovação dos educandos; a aproximação da escola, das famílias e da comunidade local; a certeza de que o trabalho integrado e interdisciplinar pode ser realizado coletivamente e de que novas experiências certamente acontecerão no Instituto.


Palavras-chave


Projeto Integrador. Interdisciplinaridade. Educação Profissional e Tecnológica.



ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756