Do ensino médio propedeutico a politecnia: resultados do primeiro triênio de implantação da proposta no RS

Marlúbia Corrêa de Paula, Lori Viali, Gleny Duro Guimarães, Mayara Medaglia Leães de Souza

Resumo


RESUMO: O presente artigo relata o que emerge das opiniões de professores sobre a Proposta Pedagógica de Ensino Médio Politécnico implantado no Rio Grande do Sul (RS) apresentando, por meio, das publicações selecionadas, quais os resultados obtidos após a conclusão do primeiro triênio de implantação da proposta no RS (2011-2014). Para abordar o aspecto de ensino médio propedêutico foram apresentadas as ideias de Saviani (2008) sobre a história das instituições escolares no Brasil. Como fonte de dados, analisa-se uma dissertação e catorze artigos selecionados em periódicos e eventos. Trata-se de um estudo qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como conclusão afirma-se que dos artigos analisados emergem sete categorias que contemplam tanto os aspectos centrais da Proposta como as repercussões que surgiram após a sua implantação.


Palavras-chave


Politecnia; educar pela pesquisa; seminários integradores.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756