Os desafios do uso pedagógico do SIGEduc no contexto de escolas públicas dos municipios de Angicos/RN e Santana do Matos/RN

Thiago Moura Barbosa, Iago Sinésio Ferris da Silva, Alex Sandro Coitinho Sant’Ana

Resumo


Este artigo é resultado de um estudo sobre o uso pedagógico do software Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) no contexto de quatro escolas públicas localizadas nos municípios de Angicos/RN e Santana do Matos/RN. A metodologia de pesquisa utilizada foi a fenomenológica-existencial, cuja coleta de dados ocorreu mediante a aplicação de questionários para os profissionais da educação dessas quatro escolas públicas do semiárido potiguar. O objetivo da pesquisa foi descrever os sentidos construídos acerca dos desafios do uso do aplicativo web SIGEduc junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os resultados da análise de dados desvelou sentidos que permitem inferir que há uma demanda por um processo de formação continuada que empodere os professores na compreensão das possibilidades que os recursos do SIGEduc oferecem para a Educação Básica.


Palavras-chave


SIGEduc; escolas públicas; Educação Básica.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756