UTILIZAÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL EM CURSO EAD: ANÁLISE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE CURSO TÉCNICO À DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

Daniela Moura, Fabrício Ziviani, Luiz Claudio Vieira Oliveira

Resumo


A disseminação do uso da tecnologia de informação e comunicação, associada à necessidade de formação dos indivíduos da sociedade do conhecimento, vem provocando o incremento da utilização da educação a distância (EaD). Os cursos dessa modalidade possuem, como especificidade, o trabalho em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que depende da integração com algumas áreas para existir. Dentre essas áreas, destaca-se o design instrucional, que é o responsável por propor metodologias adequadas ao desenvolvimento da aprendizagem. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o design instrucional de um curso a distância, buscando, no ambiente virtual de aprendizagem, elementos que contribuam para evidenciar suas potencialidades pedagógicas. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso, por meio de entrevista, questionário e análise documental, para coleta das informações. O resultado do questionário demonstrou que os alunos percebem que há uma relação favorável entre os recursos instrucionais do AVA do curso e a aprendizagem. O resultado quantitativo também demonstrou que a grande maioria dos alunos acreditam que o AVA do curso contribui de maneira significativa para a aprendizagem. Porém, os resultados dos demais procedimentos metodológicos demonstraram algumas carências na gestão do curso e algumas insatisfações dos alunos.


Palavras-chave


Educação a distância. Design instrucional. Ambiente virtual de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756