CEFET/RJ, COMBATE AO RACISMO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: O MESTRADO EM RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Roberto Carlos da Silva Borges

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar a trajetória de criação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Dessa forma, pretende-se narrar o percurso da criação do programa, desde as demandas sociais que provocaram a alteração da “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional” (LDB) e a produção das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” até os impactos dessas demandas no cotidiano do CEFET/RJ. Assim, a trajetória apresentada parte da criação dos primeiros programas de bolsas de iniciação tecnológica relacionados à temática étnico-racial, fala da criação do grupo de pesquisa “Afro-brasileiros, Discurso, Estudos Literários e Culturais”, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros CEFET/RJ, do lato sensu em Relações Étnico-raciais e, por fim, da criação do Programa em Relações Étnico-raciais do CEFET/RJ (PPRER).


Palavras-chave


Relações étnico-raciais. Relato de experiências. Racismo. Mestrado.

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