AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Fúlvia Rosemberg, Amélia Artes

Resumo


O artigo relata e discute a experiência brasileira de programa de ação afirmativa na pós-graduação, o Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford (IFP). Inicia situando o Programa IFP em cenário internacional e nacional, apontando a intensa desigualdade de acesso à pós-graduação em decorrência de cor/raça e região. O Programa surgiu no Brasil entre 2001 e 2013. O texto prossegue informando o conceito de ação afirmativa adotado e a observância aos princípios nos processos seletivo e de acompanhamento. Sua estrutura segue as etapas indispensáveis à implementação de um programa de ação afirmativa, a saber, difusão, seleção e acompanhamento de selecionados e egressos. O texto destaca a importância de avaliação de processo e formativa e é acompanhado por tabelas e quadros com informações estatísticas.


Palavras-chave


Pós-graduação. Ação afirmativa. Desigualdades.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756