INTERLOCUÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE FACEBOOK E CONTEXTO ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILIDADES DA REDE SOCIAL ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Nathana Fernandes, Giliane Bernardi

Resumo


O  presente  trabalho  apresenta  uma  análise  acerca  da  utilização  do Facebook  enquanto  ferramenta pedagógica  em  práticas  escolares  realizadas com  duas  turmas  de  3º  ano  do  ensino  fundamental  de uma escola da rede estadual de Santa Maria/RS. O objetivo geral consiste em identificar os limites e possibilidades do uso da rede social Facebook como recurso pedagógico no processo de construção de conhecimentos compartilhados, a partir das percepções dos sujeitos atuantes nesse contexto escolar. A metodologia utilizou uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante, tendo em vista a ação pedagógica exercida a partir da criação do grupo “Cantinho das turmas 31 e 34” e a partir de narrativas dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a criação de grupos em redes sociais contribui para  a  construção  de  novas  aprendizagens,  caracterizando-se  como  um recurso  inovador que está atrelado à realidade dos educandos e aos avanços tecnológicos atuais. Essa relação entre as mídias sociais e a escola destaca-se como um ponto positivo para o processo de ensino e aprendizagem, atribuindo a ele um caráter dinâmico e lúdico.

Palavras-chave


Ferramenta pedagógica. Facebook. Ação pedagógica.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756