PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DA MATRIZ DE ANÁLISE DE SISTEMAS TECNOLÓGICOS DE DRENAGEM PLUVIAL BASEADA NA MATRIZ DE LEOPOLD: POÇOS DE INFILTRAÇÃO, TRINCHEIRAS E RESERVATÓRIOS

Igor Brumano Coelho Amaral, Helena de Andrade Nogueira Lucena, Arlete Barbosa dos Reis

Resumo


O  desenvolvimento  de  um  projeto  com  vistas  em  aperfeiçoar  a  estrutura das  cidades  de  modo  a  se obter  melhorias  na  qualidade  de  vida  da população  é,  normalmente,  intitulado  de  Planejamento Urbano. Contudo, a execução incorreta ou a não existência de um planejamento pode resultar em sérios problemas de ordem ambiental, desde nos centros urbanos até possíveis inundações e interferências no ciclo hidrológico regional. Dentro dessa perspectiva, caso os centros urbanos não tenham sido bem estruturados desde o início de sua construção, quanto ao sistema de drenagem, uma das hipóteses mais indicadas para a solução dos problemas de alagamentos seria a utilização de sistemas denominados “técnicas  compensatórias”.  No  âmbito  desse contexto,  o  presente  estudo  foi  realizado  no  intuito  de elucidar a importância da escolha do método compensatório de drenagem pluvial, buscando adaptações de acordo com a necessidade de cada centro urbano. Para tanto, foram realizados estudos de modo a resumir as vantagens e desvantagens de seu uso, concluindo-se, portanto, que, pelo método de análise baseado na Matriz de Leopold, dentre os métodos analisados, a ordem de eficácia seguiu os percentuais de 50%, 41% e 10%, para as técnicas compensatórias: poços de infiltração, trincheiras de infiltração e reservatórios, respectivamente.

Palavras-chave


Drenagem pluvial. Técnicas compensatórias. Tecnologia - Poços de infiltração. Trincheiras de infiltração. Reservatórios fluviais.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756