O DISCURSO DE “VERDADE” NO EDITORIAL DA REVISTA VEJA: “PROFESSORES, ACORDEM!”. ANÁLISE DO DISCURSO A PARTIR DE FOUCAULT E CHARAUDEAU
Resumo
A mídia utiliza-se, continuamente, do discurso de verdade e de enunciados argumentativos persuasivos e causalísticos como forma de desconstruir o discurso militante pela melhoria das condições de trabalho. Nesse jogo de poder, verifica-se a imposição do discurso de verdade, dissociando qualidade da educação da melhoria das condições de trabalho e valorização salarial. A maioria das reportagens traz implícita essa questão, buscando na influência pela sedução sua estratégia de dispersão. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar o discurso do editorial da revista Veja, intitulado “Professores, Acordem!”, disponível no link <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/professores-acordem/>,a partir do conceito de práticas discursivas de Michel Foucault e de categorias analíticas inspiradas na semiolinguística de Patrick Charaudeau, como a expectativa de significação, a territorialização simbólica, a situação de comunicação, as visadas discursivas, entre outras. Verificamos a utilização de tecnologias discursivas para a construção do discurso de verdade, como os dados estatísticos para justificar a perspectiva apresentada e desqualificar as perspectivas esquerdistas; estratégia de aconselhamento aos professores sobre os caminhos ideais de luta, incitação à autoanálise como forma de autoculpabilização; estratégias infantilizadoras no trato aos docentes com o uso de linguagem informal e a busca do apoio da sociedade ao disseminar a ideia de que os docentes não merecem um retorno dado o tipo de serviço que oferecem.
Palavras-chave
Educação. Professores. Discurso midiático.
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PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756