O PROJETO INTEGRADOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - CAMPUSITAPERUNA, RJ: UMA EXPERIÊNCIA EM INTEGRAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo
O presente trabalho apresenta uma experiência vivenciada no componente curricular Projeto Integrador dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Guia de Turismo, Informática e Química integrados ao ensino médio do Instituto Federal Fluminense - CampusItaperuna. Busca-se relatar e refletir sobre as experiências, dificuldades e desafios encontrados no processo. Utilizou-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa e a observação participante e entrevistas focalizadas para coleta de dados e evidências. O projeto seguiu o modelo de Olimpíadas de Conhecimento, partindo-se de um tema gerador comum a todos os cursos. Entre os principais resultados alcançados estão a contribuição para o desenvolvimento da autonomia, capacidade de iniciativa e inovação dos educandos; a aproximação da escola, das famílias e da comunidade local; a confiança de que o trabalho integrado e interdisciplinar pode ser realizado coletivamente e de que novas experiências certamente acontecerão no instituto.
Palavras-chave
Projeto integrador. Interdisciplinaridade. Educação profissional. Tecnológica.
Texto completo:
PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756