O PROJETO INTEGRADOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - CAMPUSITAPERUNA, RJ: UMA EXPERIÊNCIA EM INTEGRAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

Bruna Paula da Cruz, João Felipe Barbosa Borges, Ana Paula Rocha Viana, Michelle Maria Freitas Neto, Fabiana Castro Carvalho de Barros

Resumo


O  presente  trabalho  apresenta  uma  experiência  vivenciada  no  componente curricular  Projeto Integrador  dos  cursos  técnicos  em  Eletrotécnica,  Guia  de Turismo,  Informática  e  Química  integrados ao ensino médio do Instituto Federal Fluminense - CampusItaperuna. Busca-se relatar e refletir sobre as  experiências, dificuldades  e  desafios  encontrados  no  processo.  Utilizou-se  o  estudo  de caso como estratégia  de  pesquisa  e  a  observação  participante  e  entrevistas focalizadas  para  coleta  de  dados e  evidências.  O  projeto  seguiu  o  modelo de  Olimpíadas  de  Conhecimento, partindo-se de  um  tema gerador comum a todos os cursos. Entre os principais resultados alcançados estão a contribuição para o desenvolvimento da autonomia, capacidade de iniciativa e inovação dos educandos; a aproximação da escola, das famílias e da comunidade local; a confiança de que o trabalho integrado e interdisciplinar pode ser realizado coletivamente e de que novas experiências certamente acontecerão no instituto.

Palavras-chave


Projeto integrador. Interdisciplinaridade. Educação profissional. Tecnológica.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756