EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: INTERDISCIPLINARIDADE E ATUAÇÃO DOCENTE
Resumo
Uma atividade no processo de ensino-aprendizagem que vem tomando força é o trabalho interdisciplinar de educação ambiental nos conteúdos matemáticos. A perspectiva interdisciplinar pode contribuir para a superação das dificuldades que os alunos do ensino básico vêm apresentando, sendo que essa perspectiva forneceria a eles o vislumbre da aplicabilidade dos conteúdos matemáticos ensinados nas escolas em seu cotidiano. No entanto, fica sob encargo dos professores de Matemática a elaboração desse projeto e das aulas, os quais possuem um conhecimento superficial sobre a temática ambiental e pouco ou quase nenhum suporte para essa atividade. O presente trabalho vem realizar um levantamento das causas que levam professores de Matemática do ensino fundamental e médio da microrregião do sul de Minas Gerais a não trabalharem interdisciplinarmente questões ambientais nas aulas de Matemática. Observou-se a conscientização dos docentes quanto à interdisciplinaridade e à educação ambiental como instrumentos auxiliares no ensino de conteúdos matemáticos e a importância da formação continuada desses.
Palavras-chave
Ensino de Matemática. Interdisciplinaridade. Educação ambiental.
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PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756