EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: INTERDISCIPLINARIDADE E ATUAÇÃO DOCENTE

Leonardo Ribeiro Góes-Silva

Resumo


Uma atividade no processo de ensino-aprendizagem que vem tomando força é o trabalho interdisciplinar de  educação  ambiental  nos  conteúdos  matemáticos. A  perspectiva  interdisciplinar  pode  contribuir para a superação das dificuldades que os alunos do ensino básico vêm apresentando, sendo que essa perspectiva forneceria a eles o vislumbre da aplicabilidade dos conteúdos matemáticos ensinados nas escolas em seu cotidiano. No entanto, fica sob encargo dos professores de Matemática a elaboração desse projeto e das aulas, os quais possuem um conhecimento superficial sobre a temática ambiental e pouco ou quase nenhum suporte para essa atividade. O presente trabalho vem realizar um levantamento das causas que levam professores de Matemática do ensino fundamental e médio da microrregião do sul de Minas Gerais a não trabalharem interdisciplinarmente questões ambientais nas aulas de Matemática. Observou-se  a  conscientização  dos  docentes  quanto  à interdisciplinaridade  e  à  educação  ambiental como  instrumentos  auxiliares no  ensino  de  conteúdos  matemáticos  e  a  importância  da formação continuada desses.

Palavras-chave


Ensino de Matemática. Interdisciplinaridade. Educação ambiental.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756