A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE DOIS GRUPOS DE ALUNOS: RESERVA DE VAGAS E AMPLA CONCORRÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL

Maria Adélia da Costa

Resumo


Este artigo resulta de um projeto em desenvolvimento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC-Jr)  e  tem  por  finalidade  refletir  sobre  a implantação  da  política  obrigatória  de  reserva  de  vagas para alunos de graduação e de cursos técnicos de nível médio, ingressantes em instituições federais, regulamentado  pela  Lei  nº  12.711/2012.  Trata-se  de  uma pesquisa  comparativa  entre  a  trajetória acadêmica de dois grupos de alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Um grupo com entrada por meio da reserva de vagas - sociais e raciais – o outro grupo de ingressantes pela ampla concorrência. Possui como objetivo apreender as percepções e as representações que esses alunos (re) constroem sobre a escola, bem como investigar o desempenho acadêmico e as relações interpessoais desencadeadas no processo ensino-aprendizagem, considerando a relação professor x aluno, aluno x aluno,  aluno  x  gestores.  O  percurso metodológico  funda-se  nos  princípios  da  pesquisa  qualitativa  e tem inspiração na etnografia, apesar de se ter a clareza de não se tratar de uma pesquisa etnográfica, mas por considerar a relevância da sua dimensão sociocultural, bem como pela possibilidade de utilizar diferentes técnicas de coleta de dados como, por exemplo, observações e entrevistas. Desse modo, a pesquisa contará com a técnica de grupo focal (que visa à revelação das percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão) e com a análise de documentos. Desse modo, o escopo deste projeto é acompanhar a trajetória acadêmica dos alunos ingressantes no 1º semestre de 2013 nos três cursos técnicos de uma instituição federal de educação tecnológica, com o intuito de refletir e compreender como  esses  sujeitos  constroem  suas representações  sociais1 nessa  instituição,  bem  como  verificar o desempenho acadêmico  dos  mesmos,  estabelecendo  uma  análise  relacional  entre  os dois  grupos de  alunos:  reserva  de  vagas  e  ampla  concorrência.  A princípio,  por  se  tratar  de  uma  pesquisa  em desenvolvimento, não serão apresentadas conclusões finais, mas, sim, algumas considerações acerca dos fatos observados e analisados.

Palavras-chave


Inclusão socioeducacional. Relações interpessoais. Educação profissional técnica de nível médio. Ações afirmativas.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756