Ciência, tecnologia e educação

Dácio Guimarães de Moura

Resumo


Este texto apresenta reflexões sobre os conceitos de Ciência e Tecnologia com base na origem da concepção de ciência propiciada pela "revolução científica" do século XVII.  Destacam-se as articulações entre essa concepção e a noção de Tecnologia e as implicações para o campo da Educação. Faz-se uma discussão entre duas posições opostas comuns na educação em Ciências, a ênfase no formalismo e a preocupação com a contextualização, procurando-se mostrar como essas posições aparecem no desenvolvimento do indivíduo desde a infância e opapel que deve ter a educação. Tem-se também em vista contribuir para esclarecimento do conceito de Educação Tecnológica que constitui a base atual do projeto pedagógico de diversos sistemas de ensino.


Palavras-chave


CIÊNCIA E TECNOLOGIA; ENSINO DE CIÊNCIAS; EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756