A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS): UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE DESTERRO - PB

Ruth Brito Melo, José Elionaldo Ferreira Ezequiel

Resumo


Trata-se de um estudo de caso realizado no Município de Desterro – PB, com o objetivo principal de detectar as dificuldades enfrentadas na Educação Matemática na EJA no Ensino Médio em uma escola pública Estadual. A pesquisa foi dividida em duas etapas que se constituíram na aplicação de questionários a professora da disciplina e aos alunos de três turmas do Ensino Médio. O referencial teórico utilizado foi: Chagas (2004), sobre a Educação Matemática; Balsanelli (2012) e Brasil (2006), Fonseca (2007) e Brasil (2002a). Os resultados mostrados indicaram que as principais dificuldades enfrentadas no ensino da Matemática na EJA são: a falta de material didático, o trabalho excessivo dos alunos não restando tempo para estudar, a falta de formação específica do professor para atuar na EJA, falta de infraestrutura, incentivo e apoio a essa modalidade de ensino e outras dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

 

 


Palavras-chave


Educação Matemática. EJA. Ensino-aprendizagem.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756