TENDÊNCIAS DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Adenilse Silva de Jesus, Daise Lago Pereira Souto

Resumo


Esse estudo tem a finalidade de identificar tendências de uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências, segundo as publicações da Revista Sociedade Brasileira Ensino de Biologia – SBEnBio de 2005 a 2014. Apresentamos, assim, uma pesquisa bibliográfica que se aproxima ao Estado da Arte para compor um mapa, referente ao uso das tecnologias digitais nos artigos da revista. Para a escolha dos textos foram considerados os seguintes descritores: “Tecnologia digitais”, “Ensino de Ciências” e “Práticas Pedagógicas”, essa estratégia propiciou observar, as palavras-chave, título, texto dos artigos da revista, que contemplavam os termos definidos. A Revista do Ensino de Biologia SBEnBio apresenta em seu site, sete (07) edições e reúne 618 trabalhos publicados sobre experiências docentes e atividades didáticas, envolvendo diversos assuntos sobre educação. Nas edições da revista, 09 publicações fizeram referência aos descritores e ao sistema educacional. Por fim, relata-se algumas conexões estabelecidas entre os artigos analisados e as tendências de uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências.


Palavras-chave


Tecnologia. Ensino de ciências. Ensino/aprendizagem. Tendências.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756