INTEGRAÇÃO DAS TIC NO PROGRAMA APRENDIZAGEM DO SENAC: PRÁTICAS E PERSPETIVAS DOS ALUNOS E PROFESSORES

Claudia Machado

Resumo


Este texto centra-se na apresentação de um estudo exploratório referente aos conhecimentos, práticas e perspetivas dos alunos e professores relativamente à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito do Programa Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) visando identificar a viabilidade da integração das TIC nas atividades de ensino-aprendizagem do mesmo. Para a recolha de dados foi utilizado o inquérito por questionário online. Os resultados sinalizam que apesar dos alunos e professores serem utilizadores das tecnologias a nível pessoal, uma série de fatores influenciam a promoção efetiva da integração das TIC no Programa Aprendizagem, nomeadamente no que se refere: (i) às infraestruturas de acesso à Internet bem como a disponibilização de mais espaços de acesso livre a alunos e professores; (ii) a necessidade de colocação de equipamentos adequado em todas as salas de aula; e (iii) a necessidade de formação de professores para utilização pedagógica das TIC.

Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação. Integração das TIC. Alunos e professores.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756