ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS DO E-TEC CEFET-MG

Adriana Maria Tonini, Fábio Neves Miranda

Resumo


Este artigo resulta de uma dissertação de mestrado do Programa de pós Graduação strictu sensu e tem por finalidade apresentar os resultados da pesquisa sobre as estratégias pedagógicas (Chats, Fórum, Objetos de Aprendizagem, Simuladores, Materiais Externos, Atividades Interativas, Webquests, Animações, Wiki utilizadas no processo de ensino-aprendizagem dos cursos técnicos na modalidade a distância dos três cursos técnicos oferecidos pelo e-Tec CEFET-MG: Meio Ambiente, Eletrônica e Informática para Internet. Em relação aos procedimentos metodológicos utilizados, a presente pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, utilizando como coleta de dados a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Os resultados indicaram a necessidade de estruturação física, tecnológica, estrutural para a produção das aulas; maior aproximação dos coordenadores em relação os professores; melhor interação por parte dos docentes em relação a proposta metodológica contida no Projeto Político Pedagógico; real envolvimento por parte da direção da Instituição em relação ao Projeto e-Tec do CEFETMG. Nesse sentido a pesquisa aponta a necessidade de desenvolver metodologias que permitam, incentivem e capacitam os docentes de EaD para a utilização das várias estratégias pedagógicas que possam contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos discentes que utilizam dessa modalidade para obterem a formação desejada.


Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756