A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA E OS ALGORITMOS: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR METODOLÓGICA DE SALA DE AULA

Aline Silva De Bona, Thaís Viegas Ramos, Maurício Ramos Lutz, Marcelo Paravisi, Marcelo Barbosa Magalhães

Resumo


O presente trabalho proporciona a reflexão sobre a resolução de problemas de matemática por meio do conceito de algoritmos, realizado inicialmente por dois alunos da turma de pós-graduação em Educação Profissional do IFRS – Campus Osório e posteriormente replicado em março de 2016 no curso de Licenciatura em Matemática do referido campus. Portanto, além de ter por objetivo apresentar uma articulação e releitura dos dados pesquisados terá um enfoque para a Educação Matemática. Utilizamos para este trabalho duas metodologias, a primeira foi a pesquisa bibliográfica e em um segundo momento a pesquisa experimental com os alunos citados anteriormente. Este trabalho apresentou uma releitura interdisciplinar de aplicações de questões de matemática aplicadas em duas áreas distintas: informática e matemática. Buscando propor a resolução por meio de algoritmos, fazendo com que o aluno passasse de espectador na sala de aula para protagonista, fazendo com que este aluno investigasse, questionasse e chegasse a uma conclusão para os problemas propostos. Ressaltamos a importância desta atividade como meio de incentivar o ensino e aprendizagem em sala de aula, fazendo muitas vezes o próprio professor pensar e repensar seu fazer pedagógico.


Palavras-chave


Metodologia, Sala de Aula, Educação Matemática, Informática na Educação.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756