FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E OS DESAFIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Rozane Zaionz Rocha

Resumo


O objetivo do estudo foi identificar a contribuição da formação continuada para a efetivação de práticas pedagógicas inovadoras com as novas tecnologias.  A abordagem qualitativa para  esse estudo,  parte de tese de doutoramento,  se deu  em virtude de ser oportuna para investigar situações cotidianas em um novo contexto. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada realizada com quinze professores de diferentes escolas no município de Curitiba. Das entrevistas, três grupos se sobressairam: professores que não participam de cursos de formação continuada, grupo que não participa de formação continuada mas encontrou estratégias para sanar as dúvidas na apropriação das TICs e o terceiro grupo, que participa dos cursos de  formação continuada. Foi identificado que essa participação tem relação com a formação inicial recebida. Os professores que não tiveram qualquer disciplina relacionada às TICs demonstram aversão ao uso em  sala de aula, o mesmo ocorrendo com o segundo grupo, porém, com menor intensidade. O terceiro grupo, que se apresenta receptivo às inovações tecnologicas e ao uso dessas em sala de aula com os alunos, são professores que tiveram, nos cursos de licenciatura,   disciplinas direcionadas a apropriação das TICs nas aulas com os alunos favorecendo metodologias inovadoras de ensino.


Palavras-chave


Formação continuada, Tecnologia da Informação e Comunicação, Práticas Pedagógicas

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756