UM PROJETO DE ROBÔ BÍPEDE PARA O ENSINO DE ENGENHARIA

Luiz S. Martins Filho, Ricardo Y. Kirino

Resumo


Esse artigo trata do projeto de um robô bípede para fins didáticos, visando propor a estudantes de áreas tecnológicas relacionadas à robótica o desenvolvimento de atividades de naturezas diversas em um projeto completo, tais como concepção e desenho mecânico de peças, projeto de circuitos eletrônicos, programação de processadores digitais, e integração de sistemas eletrônicos e mecânicos. O ensino de robótica em cursos de engenharia compreende disciplinas teóricas e disciplinas com práticas utilizando kits didáticos. Essas disciplinas são muito importantes para o contato com as diferentes abordagens do assunto, dos princípios matemáticos de modelagem e controle de máquinas automáticas sofisticadas, à familiarização de programação de algoritmos mais abstratos de comando de ações e tarefas de robôs. A estratégia proposta aqui consiste de uma alternativa intermediária e integradora de conhecimentos, que busca a construção de um sistema robótico completo, estabelecendo pequenos desafios de concepção estrutural e desenho funcional, e de projeto de sistemas controladores de motores que proveem o movimento coordenado do protótipo de robô bípede.


Palavras-chave


Robótica. Robôs bípedes. Projeto e integração de sistemas. Controle de servomecanismos.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756