CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UM CURSO DE ASTRONOMIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Aline Tiara Mota, Mikael Frank Rezende Jr

Resumo


Este trabalho apresenta a análise do planejamento e da aplicação de um curso a distância de Astronomia em que participaram nove alunos do Ensino Médio de uma escola da rede particular do sul de Minas Gerais. O curso ocorreu em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, e utilizou recursos como simulações, vídeos e textos. O foco da análise privilegiou compreender como esses recursos podem contribuir para aumentar o repertório de esquemas dos estudantes em situação. Para realizar este estudo foi utilizada a Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Gerard Vergnaud, como referencial para o planejamento do curso e para a análise. Nos resultados destacamos a alternativa de interação entre professor e aluno que os ambientes virtuais podem proporcionar, o caráter visual e dinâmico das simulações. Relativamente aos conceitos trabalhados, enfatizamos que para o conceito de Gravidade, os estudantes conseguiram aumentar seu repertório de esquemas sobre a relação entre massa e força gravitacional; para o conceito de Luz, a produção de energia nas estrelas foi o processo mais evidenciado pelos estudantes.


Palavras-chave


Teoria dos Campos Conceituais; Ensino de Astronomia; Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação a Distância.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756