POSSIBILIDADES DE USO DO GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: ALGUMAS REFLEXÕES

Fabrício Fernando Halberstadt, Paula Gabrieli Santos de Assumpção, Carmen Vieira Mathias

Resumo


Tendo como base a abordagem teórica do Construcionismo, aplicada no processo de aprendizagem, este artigo tem como objetivo apresentar discussões e reflexões sobre possibilidades de uso do GeoGebra no ensino e aprendizagem de alguns tópicos de Geometria. Mais especificamente, tomam-se como referência algumas atividades propostas por Kenny (1994) com o uso do Logo no ensino e aprendizagem desse tema e adaptam-se as mesmas para o novo aplicativo.  Com essa pesquisa averigua-se que ferramentas modernas, podem contribuir no processo de ensinar e aprender Geometria, à medida que propiciam distintos experimentos para o pensamento, como a linguagem Logo o fazia. Também se verifica que é possível realizar uma construção geométrica de diferentes formas e, assim valorizar as distintas maneiras de pensar. As constatações são frutos das reflexões realizadas, a luz da teoria do construcionismo, que apontam que o GeoGebra constitui uma interessante ferramenta para a adaptação das atividades propostas, no texto analisado.


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem da geometria. Matemática dinâmica. GeoGebra

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756