O LETRAMENTO DIGITAL POSSIBILITADO POR UMA DISCIPLINA ON-LINE DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Carlos Henrique Silva de Castro, Renise Cristina Santos

Resumo


O presente artigo objetiva exemplificar as angústias e evoluções no letramento digital declaradas por e/ou notadas no discurso de estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Minas Gerais que cursaram uma disciplina de leitura e produção de textos que é ofertada on-line, via Moodle, a alunos de diversos cursos da universidade. A referida disciplina é ofertada semestralmente pela Faculdade de Letras da universidade em duas turmas distintas que, juntas, disponibilizaram 500 vagas, divididas em duas turmas, em cada semestre do ano de 2012. A metodologia que aqui adotamos, de viés qualitativo, busca analisar, a partir dos textos produzidos pelos alunos nas sessões de chat de tira-dúvidas e fóruns, a importância da disciplina em seus processos de letramento digital. Para tanto, utilizaremos, como corpus, excertos da produção textual das duas turmas do primeiro semestre de 2012. Uma vez exemplificadas as angústias e evoluções no letramento digital dos alunos, ao final do trabalho, concluímos que mesmo que existam deficiências nas habilidades dos alunos no uso do aparato tecnológico, experiências como a analisada têm grande potencial para o letramento digital no ensino superior.


Palavras-chave


Letramento Digital; Leitura e Produção de Textos; Ensino Superior

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756