IMIGRANTES DIGITAIS: AS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Mariana dos Reis Alexandre, Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo


A tecnologia vem sendo recontextualizada na área educacional e causando inúmeras dúvidas em como e quando utilizá-la na prática pedagógica, criando a necessidade de processos de formação continuada realmente favoráveis à esta realidade. Sendo assim, estabeleceu-se como objetivo refletir acerca da importância que as tecnologias podem trazer para a aprendizagem dos professores, imigrantes digitais, por meio de pesquisa bibliográfica e empírica sobre a concepção destes mediante questionário e entrevista. Os dados foram analisados e se extraíram inferências sobre a temática. Os resultados denotam que o uso da tecnologia na formação do professor é tão importante quanto na do aluno e que os docentes sabem da importância atual de se atualizar e, apontaram a Educação a Distância como uma das possibilidades. Conclui-se que os docentes consideram haver necessidade de aprender a lidar com tecnologia na sala de aula, porém os desafios a serem enfrentados na escola e na formação devem ser analisados em seus inúmeros aspectos.

 


Palavras-chave


Educação a distância. Tecnologia. Imigrantes digitais.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756