DA TEORIA PARA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DAS TICS NA GRADUAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ilania Jesus Leão

Resumo


O avanço das Tecnologias de Informações e Comunicação (TICs), no âmbito educacional faz com que seja necessária a adequação dos planos de ensino e das práticas pedagógicas. O presente trabalho tem como objetivo analisar como as TICs estão presentes na disciplina Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações geográficas do curso de Licenciatura em Geografia. Com o aprendizado adquirido pela aluna pesquisadora nesta disciplina, fez-se uma experiência do uso das TICs e sua aplicação no ensino de geociências, durante a realização do estágio supervisionado para alunos do ensino médio. Para alcançar o objetivo proposto foi feito a análise do plano de ensino da disciplina Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas bem como a observação da aluna pesquisadora enquanto discente desta disciplina e para saber o posicionamento do alunado a respeito da atividade aplicada e também o que eles acham da inserção da tecnologia no âmbito educacional foi realizada um o grupo focal da pesquisa sobre os respectivos assuntos. Pode ser constatado que aulas mediadas pelas TICs chamam a atenção do alunado fazendo com que os mesmos participem efetivamente das aulas de modo crítico e reflexivo.


Palavras-chave


Tecnologias da Informação e comunicação, práticas pedagógicas, geografia

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756