AS CONTRIBUIÇÕES DO SINAES COMO FATOR INTERVENIENTE NO PROJETO DE SERVIÇOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Thiago Henrique Almino Francisco, Yuri Borba Vefago, Marina Keiko Nakayama, Anita de Gusmão Ronchetti

Resumo


O artigo tem o objetivo de identificar os impactos do SINAES, como fator interveniente, na construção do projeto de serviços de uma instituição de educação superior. As contribuições teóricas proporcionam evidências relacionadas às instituições de educação superior como organizações do conhecimento, a conjuntura do segmento privado da educação superior, ao SINAES e seus aspectos estruturais, e se consolidam com os termos gerais vinculados a construção do projeto de serviços de uma organização. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso, de abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa exploratória e bibliográfica como suporte para uma investigação que pauta-se na visão de mundo construtivista de Creswell. Os resultados apresentam os impactos do surgimento do SINAES na construção do projeto de serviço da instituição objeto de estudo, especialmente pela necessidade de se observar os elementos que inserem a instituição no contexto da estratégia. Os resultados permitem concluir que o SINAES, como fator interveniente, é um instrumento essencial para que a instituição possa reconhecer, acompanhar e avaliar os elementos que constituem seu projeto de serviço. 


Palavras-chave


Projeto de serviços; SINAES; Educação superior

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756