MAPAS CONCEITUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Francisca Nilde Gonçalves da Silva

Resumo


Este trabalho resulta de uma revisão literária referente à formação de conceitos dos conteúdos de Ciências a partir de mapas conceituais, e suas implicações para o Ensino de Ciências. Para a realização da pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados a leitura e analise das informações. Para o levantamento bibliográfico foi utilizado livros, anais e revistas eletrônica, onde foi escolhidos artigos e dissertações de pesquisadores que trabalharam a temática, mapas conceituais no ensino de Ciências. A pesquisa foi embasada na teoria de Ausubel, e nos Mapas Conceituais de Novak, que tem por finalidade representar relações significativas entre conceitos. Com base nos resultado dos trabalhos analisados, consideramos que os mapas conceituais podem ser utilizados como metodologia em diversas áreas da educação, auxiliando alunos e professores em questões conceituais no currículo, na avaliação e na aprendizagem. 


Palavras-chave


Mapas conceituais. Ensino de Ciências. Aprendizagem significativa.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756