ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO SEMINÁRIO DE CONCLUSÃO DE CURSOS TÉCNICOS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS: AS DIFICULDADES NO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE E A SUA RELAÇÃO COM O ENSINO NA PERSPECTIVA DOS FORMANDOS

Rafael Teixeira de Azevedo, Anderson Arthur Rabello, Fátima de Cássia Oliveira Gomes, Mariana de Lourdes Almeida Vieira

Resumo


O SECLEPT, Seminário de Conclusão dos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica, é um importante evento que reúne os alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-MG, que concluíram as disciplinas e o estágio profissional obrigatório. Ele possibilita ampla discussão sobre as dificuldades dos formandos relacionadas ao aprendizado na instituição e na empresa onde realizaram o estágio. Os relatórios gerados durante estes eventos são instrumentos valiosos para a busca da melhoria na qualidade do ensino tecnológico na instituição. Este trabalho proporciona uma interpretação das dificuldades relatadas pelos formandos de 13 cursos técnicos do Campus I do CEFET-MG, a partir da análise dos relatórios dos seminários anuais realizados no período de 2004 a 2014.  A análise estatística multivariada foi utilizada com o objetivo de avaliar as correlações entre as práticas de ensino institucionais e a percepção do aluno da realidade do mundo do trabalho. Foi possível estabelecer as dificuldades mais representativas, que foram classificadas em ordem de importância para os formandos, e também agrupar os cursos técnicos da instituição a partir das similaridades entre as dificuldades relatadas.

Palavras-chave


Estágio profissionalizante. Análise multivariada. Educação.

Texto completo:

PDF PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756