A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE ÓPTICA

Andréa Borges Umpierre, Alan Freitas Machado, Alcina Maria Testa Bráz Silva

Resumo


A presente pesquisa busca trazer uma discussão sobre a necessidade da formação continuada de professores e a utilização de tecnologia em sala de aula como ferramenta de ensino aprendizagem dos alunos. A discussão sobre formação de professores passa pela compreensão, por parte do professor, do contexto real em que sua sala de aula se encontra e a necessidade de adequar seu processo de ensino aprendizagem para essa realidade. Como exemplo, apresentamos o software Modellus como ferramenta de ensino nas aulas de Física, que serve como instrumento de auxílio no processo de aprendizagem do aluno. O presente trabalho, na formação de professores de Física, faz parte de uma pesquisa no âmbito de um projeto em Rede, aprovado no Edital do Observatório da Educação 2012 da CAPES/INEP. Propõe-se a avaliar o impacto deste percurso formativo sobre a qualidade da educação científica, considerando-se a diversidade regional e cultural dos contextos educacionais de formação e atuação.


Palavras-chave


Formação Continuada de Professores, Tecnologia, software Modellus

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756