CONSTRUÇÃO DE BLOGS COMO ATIVIDADE AVALIATIVA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EAD: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Carlos Daniel Rodrigues da Silva, Ivo Batista Conde, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Germana Costa Paixao, Laura Helena Pinto de Castro

Resumo


A crescente demanda de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTIC permitem que ferramentas interativas sejam adotadas no ensino. Dentro desse contexto, o presente trabalho analisou como a construção de blogs contribui para a formação de professores de Biologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, do tipo estudo de caso com a aplicação de questionário semiestruturado onde buscou-se identificar, de que forma a construção de blogs auxilia o processo de ensino aprendizagem de alunos de um curso de graduação em Ciências Biológicas a distância. Os resultados indicaram que a ferramenta propicia aprendizagem coletiva, colaborativa e lúdica. Avaliou-se também a utilização dos blogs como ferramentas tecnopedagógicas no processo formativo de futuros professores, constatando-se que influenciam positivamente, pois contribuem para o estudo mais prazeroso e dinâmico dos alunos, fazendo com que esse recurso seja incorporado como possibilidade pedagógica em suas futuras práticas profissionais. O estudo confirmou as potencialidades do uso de blogs no âmbito educativo, e suas contribuições para a formação dos professores, auxiliando a melhoria e o aperfeiçoamento dos cursos de graduação à distância. 


Palavras-chave


Ferramentas interativas. Ensino-aprendizagem. Formação de professores.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756