A PSICOLOGIA NO ATUAL CONTEXTO DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POR UMA PSICO-ADROGOGIA

Hamilton Viana Chaves, Osterne Nonato Maia Filho

Resumo


A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem se desenvolvido de forma expressiva nos últimos anos. Neste período, há a incorporação de diversos profissionais para atuar nas escolas, dentre os quais o psicólogo. Este artigo tem por propósito discutir referências para atuação do psicólogo na escola ao considerar sua atuação na aprendizagem de jovens e adultos, a partir da análise de suas forças e limites. A teoria das competências, a partir de uma perspectiva crítica, e a aprendizagem cognitiva (conteúdo, método, sequência e sociologia) parecem-nos representar fundamentos teóricos e epistemológicos na promoção de uma psicoandragogia, considerando suas fragilidades e possibilidades. Portanto, sua análise auxilia na atual expansão da Rede Federal não só em termos quantitativos, mas também qualitativos.


Palavras-chave


psicologia escolar, ensino profissional e tecnológico, psico-andragogia

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756