SABERES AMBIENTAIS E PROJETOS DE VIDA DE ALUNOS CONCLUINTES DE UM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Karina Fernanda da Silva, José Geraldo Pedrosa, Jacqueline Braga Paiva Orefici

Resumo


Artigo derivado de dissertação de mestrado cujo objetivo foi identificar os saberes ambientais adquiridos pelos alunos concluintes do curso técnico em Controle Ambiental e as interferências desses saberes no delineamento que os jovens fazem em seus projetos de vida, com destaque para seus futuros profissionais e acadêmicos. Utilizou-se como referencial teórico os conceitos saberes ambientais de Leff (2001) e projetos de vida de Velho (1981) e Dayrell (2010). Como abordagem metodológica foi realizada inicialmente uma pesquisa documental no projeto curricular e nos planos de curso das disciplinas. Em seguida, foram realizadas entrevistas focalizadas individuais (GOODE; HATT, 1979), com 15 alunos concluintes do curso. As respostas foram sistematizadas observando-se a sequência lógica das perguntas e seus respectivos blocos temáticos, classificados em categorias nos termos sugeridos pela análise de conteúdo de BARDIN (2009). Os resultados demonstram que a escolha dos alunos pelo curso técnico em Controle Ambiental não tem sido feito de forma planejada e que se trata de uma escolha baseada em critérios adversos ao entendimento de uma possível realização pessoal e profissional com o curso. As afinidades com as questões ambientais são dispersas e demonstram a dificuldade dos alunos em relação ao entendimento do que venha a ser meio ambiente.


Palavras-chave


Saberes ambientais. Racionalidade ambiental. Projetos de vida. Campo de possibilidades. Educação Tecnológica.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756