SABERES AMBIENTAIS E PROJETOS DE VIDA DE ALUNOS CONCLUINTES DE UM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Resumo
Artigo derivado de dissertação de mestrado cujo objetivo foi identificar os saberes ambientais adquiridos pelos alunos concluintes do curso técnico em Controle Ambiental e as interferências desses saberes no delineamento que os jovens fazem em seus projetos de vida, com destaque para seus futuros profissionais e acadêmicos. Utilizou-se como referencial teórico os conceitos saberes ambientais de Leff (2001) e projetos de vida de Velho (1981) e Dayrell (2010). Como abordagem metodológica foi realizada inicialmente uma pesquisa documental no projeto curricular e nos planos de curso das disciplinas. Em seguida, foram realizadas entrevistas focalizadas individuais (GOODE; HATT, 1979), com 15 alunos concluintes do curso. As respostas foram sistematizadas observando-se a sequência lógica das perguntas e seus respectivos blocos temáticos, classificados em categorias nos termos sugeridos pela análise de conteúdo de BARDIN (2009). Os resultados demonstram que a escolha dos alunos pelo curso técnico em Controle Ambiental não tem sido feito de forma planejada e que se trata de uma escolha baseada em critérios adversos ao entendimento de uma possível realização pessoal e profissional com o curso. As afinidades com as questões ambientais são dispersas e demonstram a dificuldade dos alunos em relação ao entendimento do que venha a ser meio ambiente.
Palavras-chave
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PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756