Motivações e expectativas de alunos de engenharia com relação aos estudos de Cálculo

Maria Clara Rezende Frota

Resumo


O presente trabalho focaliza as motivações e expectativas de estudantes para desenvolver estudos de engenharia, em particular de matemática. Resultados de uma pesquisa que mesclou metodologias qualitativas e quantitativas permitiram constatar que uma parcela significativa de uma população de 835 alunos, cursando disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, em cursos de engenharia, considera que se sente motivada para estudar e aprender.Estudos mais aprofundados, conduzidos com um grupo de 19 estudantes, confirmam a importância da motivação para a aprendizagem, ao mesmo tempo em que apontam a necessidade de tomar congruentes as expectativas de aprendizagem dos estudantes e a aprendizagem efetivamente praticada.


Palavras-chave


MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM; ENSINO NA ENGENHARIA; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756