RELAÇÕES DE PROFESSORES DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS

Leandro Silva Moro, Eduardo Kojy Takahashi

Resumo


Este artigo constitui-se como extrato de uma disciplina centrada no uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de ciências e matemática, de um curso de Doutorado em Educação. Procura-se relatar e discutir as relações de dois professores de um curso superior de Tecnologia da área da saúde, de uma faculdade privada do interior de Minas Gerais com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Para tanto, realizou entrevistas com cada um dos docentes e utilizou o método de análise de conteúdo por meio de uma abordagem qualitativa. Os referenciais teóricos apontam que atualmente a cultura digital tem afetado de diferentes modos e intensidades as instituições escolares e seus protagonistas, interferindo nos processos de ensinar e aprender, nas identidades de professores e estudantes e consequentemente no papel da escola e seus protagonistas. Os resultados indicam que a utilização das TDIC no processo de ensino-aprendizagem não oferece garantia, mas o seu uso, nesse contexto, está diretamente relacionado às experiências, concepções epistemológicas e interesses dos professores.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais. Práticas Educativas. Professores.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756