Por uma filosofia da tecnologia no ensino de Engenharia

Flávio Macedo Cunha

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta de inserção do estudo de Filosofia da Tecnologia nos cursos de engenharia. Esta proposta fundamenta-se na análise crítica do papel e da importância da tecnologia - objeto de trabalho do engenheiro - no mundo atual. Considera-se que o engenheiro, além de dominar o conhecimento técnico e científico em sua área de atuação, deve ter também competência para compreender e interpretar o significado e a influência de suas decisões e ações em relação à tecnologia. Diante da complexidade da sociedade contemporânea, o campo emergente da Filosofia da Tecnologia contribui para promover a formação de um profissional que possa compreender este aspecto e colocar em questão a lógica na qual a técnica apresenta um valor em si mesma e, neste sentido, buscar alternativas que respondam às demandas emergentes do mundo atual, principalmente com relaão à sua área de atuação profissional. Esta proposta responde ainda às exigências colocas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Engenharia no sentido de fornecer fundamentos conceituais relacionados aos conteúdos de formação básica do engenheiro, especialmente no tocante às humanidades e cidadania. O presente trabalho, sem a pretensão de fornecer uma receita pronta para esta área de formação, sugere objetos de estudo e formas de implementação desta temática no ensino de engenharia.


Palavras-chave


FILOSOFIA DA TECNOLOGIA; ENSINO DE ENGENHARIA

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756