Por uma filosofia da tecnologia no ensino de Engenharia
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de inserção do estudo de Filosofia da Tecnologia nos cursos de engenharia. Esta proposta fundamenta-se na análise crítica do papel e da importância da tecnologia - objeto de trabalho do engenheiro - no mundo atual. Considera-se que o engenheiro, além de dominar o conhecimento técnico e científico em sua área de atuação, deve ter também competência para compreender e interpretar o significado e a influência de suas decisões e ações em relação à tecnologia. Diante da complexidade da sociedade contemporânea, o campo emergente da Filosofia da Tecnologia contribui para promover a formação de um profissional que possa compreender este aspecto e colocar em questão a lógica na qual a técnica apresenta um valor em si mesma e, neste sentido, buscar alternativas que respondam às demandas emergentes do mundo atual, principalmente com relaão à sua área de atuação profissional. Esta proposta responde ainda às exigências colocas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Engenharia no sentido de fornecer fundamentos conceituais relacionados aos conteúdos de formação básica do engenheiro, especialmente no tocante às humanidades e cidadania. O presente trabalho, sem a pretensão de fornecer uma receita pronta para esta área de formação, sugere objetos de estudo e formas de implementação desta temática no ensino de engenharia.
Palavras-chave
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PDFISSN Impresso: 1414 - 5057
ISSN Eletrônico: 2317 - 7756