Os Centros Federais de Educação Tecnológica-CEFET e a Universidade Tecnológica-UT

Flávio Antônio dos Santos, Maria Rita Neto Sales Oliveira, Nilza Helena de Oliveira

Resumo


O texto teve como objetivo fornecer subsídios para o Seminário Nacional. Inicialmente, registra-se que o seminário insere-se no contexto do debate sobre a reforma do ensino superior no qual se discute a pluralidade de modelos para esse nível de ensino no Brasil. Isto posto, registra-se que a história dos Centros Federais de Educação Tecnológica-CEFET vem sendo definida por características, entre as quais: luta pela materialização de um modelo particular de educação pública, gratuita e de boa qualidade; oferta do nível médio de ensino via ensino técnico de boa qualidade; dualidade entre ensino acadêmico e profissional; ampliação gradativa dos níveis e áreas de ensino na oferta educacional. Dentro disso, a discussão do tema CEFET e Universidade Tecnológica-UT implica a abordagem de alguns aspectos essenciais. Um primeiro refere-se à identidade organizacional, de gestão e curricular das Instituições em pauta, envolvendo: políticas públicas, marcos regulatórios e práticas curriculares e de gestão no Sistema Federal de Educação Profissional e Tecnológica em suas relações com o Sistema de Educação geral do País. Como segundo, destaca-se a questão dos modelos de UT que se diferenciam quanto a: significado de educação tecnológica; níveis e campos de atuação; área de conhecimento em que a Instituição vai atuar; natureza polivalente ou politécnica do processo formativo defendido; natureza das relações entre ciência e tecnologia e papel do desenvolvimento tecnológico. Defende-se a importância de se discutir a contribuição dos CEFET, no contexto da UT, para a Educação Profissional e Tecnológica em âmbito mundial. Diante da possibilidade de mais de um modelo de UT, defende-se que, em nenhum deles, suas especificidades em relação aos demais e, também, em relação aos modelos de Universidade não Especializada impliquem oferta de trajetórias de formação escolar de nível de qualidade diferente em função de supostas diferenças naturais ou de mérito da população educacional.


Palavras-chave


CARACTERÍSTICAS DOS CEFET; PLURALIDADE DE MODELOS DE UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756