ASPECTOS DE DURABILIDADE DE CONCRETOS DE ULTRA-ALTO DESEMPENHO COM MATRIZ REFORÇADA COM NANOTUBOS DE CARBONO – ESTADO DA ARTE ATRAVÉS DO MÉTODO PROKNOW-C

Thiago Marques Viana, Rafael Carvalho Andrade, Pedro Valle Salles, Rogério Cabral Azevedo, Péter Ludvig

Resumo


Os concretos de ultra-alto desempenho (CUAD) são materiais à base de cimento que apresentam resistência à compressão superior a 150 MPa, suas propriedades mecânicas e de durabilidade se apresentam superiores se comparadas aos concretos de alto desempenho e aos concretos convencionais Estudos recentes indicam que a incorporação de nanotubos de carbono como reforço da matriz de CUAD pode resultar na melhoria de sua microestrutura e consequentemente, melhorar a sua durabilidade frente à ataques como a carbonatação e a penetração de íons de cloreto. A presente pesquisa tem por objetivo delinear o estado da arte em torno da durabilidade de CUAD com matriz reforçada com nanotubos de carbono, principalmente sobre o fenômeno da carbonatação. Nesse sentido utilizou-se o método Proknow-C, um processo estruturado para seleção e análise de referências bibliográficas; através do qual construiu-se um portfólio de artigos que foram analisados. Os resultados da pesquisa evidenciam que ainda há lacunas a serem preenchidas a respeito do assunto. A literatura ratifica as excelentes propriedades dos CUAD, mas ainda é necessário aprofundar os estudos no entendimento dos efeitos dos nano materiais, em especial nessa pesquisa, dos nanotubos de carbono com enfoque na sua durabilidade.


Palavras-chave


Proknow-C. Análise Sistêmica. Referencial Teórico. Concretos de ultra-alto desempenho. Durabilidade. Nanotubos de carbono. Carbonatação.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756